Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça
Emblema "Os Águias" de Alpiarça

Clube Desportivo "Os Águias"

Tomás Azevedo e Eduarda Vidigueira campeões nacionais juniores de duatlo

Disputou-se este Sábado o Duatlo de Arronches, primeira prova do campeonato nacional de clubes de duatlo. Simultaneamente disputou-se o campeonato nacional de cadetes e júnior de duatlo.

Duatlo Arronches

Campeões Nacionais de Duatlo Júniores
Eduarda Vidigueira e Tomás Azevedo

Desde o início da prova, os atletas do “Águias” de Alpiarça, Filipe Azevedo, Tomás Azevedo e Pedro Ribeiro estiveram incluídos no grupo da frente.

No início da segunda volta de corrida, o atleta Pedro Ribeiro descolou um pouco deste grupo, tendo chegado ao parque de transição com alguns segundos de atraso para iniciar o segmento de ciclismo.

Durante este segmento, o grupo da frente manteve-se compacto com sete elementos, com Filipe Azevedo e Tomás Azevedo em destaque. Este grupo chegou ao parque de transição para o segundo segmento de corrida com alguns segundos de avanço de um duo onde vinha o Pedro Ribeiro e o atleta do Garmin Olímpico de Oeiras, Ricardo Gouveia.

Duatlo Arronches

Filipe Azevedo

Duatlo Arronches

Pedro Ribeiro

Durante os últimos 2500 metros de corrida, esta dupla discutiu as suas posições até ao final. A classificação destes atletas iria ditar a classificação final, dado que até ao momento, “Águias” de Alpiarça e Garmin Olímpico de Oeiras tinham classificado dois atletas e encontravam-se empatados em tempo. A vitória haveria de sorrir ao “Águias” de Alpiarça com a vantagem de 10 segundos conquistada pelo conjunto dos tempos do atleta Filipe Azevedo (2o da geral) Tomás Azevedo (4o da geral e campeão nacional junior e Pedro Ribeiro (7o da geral).

Estes atletas fizeram uma excelente prova, dando desde o início indicações de estarem em excelente forma e dispostos a lutar por um lugar de destaque, o que veio a acontecer.

O atleta cadete João Lopes, disputou a prova em 7o lugar do seu escalão mantendo desde o início da prova uma posição cimeira dentro dos atletas do seu escalão.

Duatlo Arronches

João Lopes

A partida feminina, realizou-se cinco minutos depois da masculina. Desde o início a atleta do “Águias” de Alpiarça, Eduarda Vidigueira, ganhou vantagem relativamente às atletas do seu escalão, sendo a primeira portuguesa júnior a terminar a prova, no sétimo lugar da geral feminina.

Cristiana Valente e Estefania Blanco, desde cedo demonstraram superioridade relativamente às adversárias, tendo a incerteza do lugar durado até ao fim da prova. A vitória acabaria por sorrir à Cristiana Valente, com Estefania Blanco a cortar a linha de meta a poucos segundos. Em terceiro lugar terminou Raquel Mateos Gil, a 2,24 s da vencedora.

Num percurso bastante seletivo no ciclismo, os atletas do clube que estiveram presentes tiveram prestações prestações de relevo na prova disputada.

 

Website criado por EnduranceCode